2006/06/10

Conceitos à Priori (1999-06-29)

Sabes o que aconteceu
Ao golfinho que queria ser tubarão?
E que pensava que queria?
E que pensava que sabia
O que queria?

Tapar o Sol com a peneira
Esvaziar o mar com um copo
Quantos pelos tem um gato?
Quanto mede uma corda?
Quanto mede uma cobra?
Quem sou eu?

Não uses escudos humanos
Para medir a tua alma
As tuas frustrações podem não gostar
Eu trato tão bem das minhas
Dou-lhes casa, comida, e roupa lavada
Se calhar é por isso que elas vão ficando

No vácuo
Apenas os teus lábios te beijam
Apenas as tuas mãos te acariciam
Apenas os teus olhos te desejam
E bebem cada curva do teu corpo
Os teus seios, as tuas nádegas, as tuas ancas, as tuas coxas…

Mas será que bebem também o rubor das tuas faces?
A ternura dos teus pés?
Conseguirão os teus olhos beber-se a eles mesmos?
Dois lagos imensos, tão límpidos, tão turvos…

Conseguirás finalmente ver-te tal como és
E não como pensas que os outros pensam que és?

Tanto sangue a dar à costa…
Não achas que já chega?

9 Comments:

Blogger Sea said...

foi bom descobrir este lado :)

14:18  
Blogger Patrícia said...

Tinha 19 anos quando escreveste esse texto. Estava prestes a entrar em rota de colisão. Aos 20, fiquei on the edge, e peguei em mim mesma e recuei daquele abismo. Sabia o que queria (e mais o que não queria) e lutei muito para me libertar de pressões tremendas. Valeu a pena. Ainda fui extremamente feliz aos vinte anos. E continuei a ser durante bom tempo. :) E tornarei a ser. Os buracos em que nos enfiamos começam a ser maiores. I guess. Prendo-me a mim própria, não é? Complicado vencer-me a mim mesma. Quero isto mas muito mais, assim não chega. Desculpa... stream of consciousness, again.

Beijo! :)

14:44  
Blogger Llyrnion said...

"foi bom descobrir este lado"

Actualmente, descrevo-me como "irritantemente bem disposto" (IBD), mas houve tempos em que era "desesperadamente pessimista" (DP).

Se não fizer esforço nenhum, o que surge naturalmente é o DP. Só que não é isso que quero ser; acima de td, pq me faz mt mal.

Portanto, todos os dias travo uma batalha diária para estar bem com a vida e comigo mesmo, e trazer à superfície o IBD. Mas não nego o que fui, e o q posso ainda voltar a ser, se fraquejar.

Hás-de ver ainda mais deste lado, sea, don't worry :)

:*

02:12  
Blogger Llyrnion said...

Tal cm já te disse, tens td o direito a decidir o q queres, e não aceitar menos q isso.

Tens igualmente o direito de te "massacrares" (exagero, eu sei :) ) com as consequências da tua escolha. Só acho q é um desperdício de energia. Há coisas muito melhores na vida às quais nos podemos dedicar.

:*

02:15  
Blogger Sea said...

Ll, não consigo fazer grande comentário ao teu próprio comentário, sabes porquê? Porque a resposta deste-a tu: "todos os dias travo uma batalha diária para estar bem com a vida e comigo mesmo, e trazer à superfície o IBD".
Waitting to see more on this side and... in other side :)

11:52  
Blogger Llyrnion said...

Houve um texto q escrevi (sim, eu sei, ando sempre a falar sobre textos q ainda não estão no blog, mas não quero colocar lá td de uma vez, senão não tem interesse :) ) acerca da mudança.

Saiu de uma conversa com uma amiga, q acha q as pessoas não conseguem mudar aspectos fundamentais da sua vida. Eu não concordo. Acho q mesmo q a mudança seja forçada por ti, e mantida através de um esforço diário, deve ser considerada uma mudança. E digo-te, sem qq espécie de falsa modéstia - sinto-me orgulhoso da mudança q consegui levar a cabo em mim, e grato pelas pessoas que conheci e q me ajudaram nesse sentido, muitas vezes até sem se aperceberem.

Recaídas? Sim, já houve, e voltará certamente a haver; I'm only human. Mas regressão? Epa, tinha q ser um gd terramoto para me abalar assim tanto. Não digo "desta água não voltarei a beber", mas para já sigo confiante que essa "sede" já saciei :)

12:21  
Blogger Sea said...

Um texto de cada vez para ser bem assimilado, please ;)
Acho que conseguimos mudar aspectos fundamentais da nossa vida. Basta querer. O querer aqui é que é fundamental. Ter força de vontade para isso e acreditar em nós próprios.
O desta água não beberei, há sedes que não voltarei a saciar, isso, posso garantir. Tipo, "been there, done that"... então, a aprendizagem serve para quê? O querer em que nos empenhámos serviria para quê? Seria tola e muito fraca de vontades. Coisa que não sou.

13:16  
Blogger Llyrnion said...

Concordo contigo, mas não sou assim tão rápido a dizer "já aprendi a lição".

Fraquezas e momentos vulneráveis, todos temos. E se neste momento me sinto capaz de enfrentar quase tudo, faço por nunca me esquecer da força que pode ter este "quase".

Não nego o meu telhado de vidro. Tento aproveitá-lo, para ver melhor o sol e as estrelas, mas sei q é frágil.

13:21  
Blogger Sea said...

E não teremos todos telhados de vidro?
Não haverá sempre um momento em que fraqueja esse querer? Aí é que entra essa força. Acredito que, temos de acreditar em nós. Mas, sim, é complicado não vacilar, por vezes, nas lições que aprendemos.

13:26  

Enviar um comentário

<< Home