2006/07/02

O tédio também é uma emoção?

E pronto, lá passámos às meias-finais.

Estamos em boa companhia. Jogam todos um futebol tão mau como o nosso. À excepção da Alemanha - não os acompanhei o suficiente para saber se estão a jogar bem ou mal.

Ainda há pouco ouvia um comentador na SIC Notícias chamar "brilhante" à França, e pensei "Como é triste o que se vê hoje em dia. Que uma selecção que joga tão mal como esta França seja considerada brilhante". Don't get me wrong. Do ponto de vista táctico, é brilhante; no que diz respeito a "futebol inteligente", é brilhante. Mas como equipa de futebol, o futebol que eu gosto de ver e do qual, felizmente, não me esqueci? É uma merda, tal como a Itália (que já o é desde que os vi pela primeira vez, no Espanha 82), e tal como Portugal.

E, se calhar, tal como esta Alemanha... se o Brasil de 82 me deixa imensas saudades, a Alemanha dessa altura não me deixa menos. E o Portugal que mais saudades me deixa é o de 84. Se não fosse a nossa mentalidade pequena da altura, tínhamos conseguido limpar a França, e limpávamos a Espanha na final. E, contrariamente ao que acontece hoje em dia, com todas as equipas a jogar um futebol bonito de se ver (digo "todas" porque, felizmente, os italianos não chegaram à fase final :) ).

Sim, muitos de vocês serão demasiado novos para se lembrarem, e se calhar nem vão acreditar em mim, mas tempos houve em que os jogos de futebol eram emocionantes, mesmo quando não eram decididos a penalties :)

O mais triste é que temos uma excelente equipa, assim como o Brasil também tem uma excelente equipa, e até poderíamos jogar um futebol de encher o olho. Mas, como ficou provado com a Espanha (o melhor futebol que vi neste Mundial), o futebol de merd... er, perdão, o futebol inteligente é o futuro. Portanto, compreendo que toda a gente jogue assim - a vitória é mais importante que a exibição. Não, não estou a ser sarcástico. Compreendo realmente. Só que não gosto disso. Problema meu, não é? :)

Um dia perco o amor ao dinheiro, e compro o DVD do Everton-Bayern Munich (o melhor jogo que alguma vez vi); assim, quando quiser ver um jogo de futebol digno desse nome - e não apenas um jogo de xadrez que, por acaso, se passa num relvado (obrigado, Schmeichel) e que é tão emocionante como qualquer outro jogo de xadrez - é só por o DVD, e relembrar-me de quando as equipas de futebol ainda jogavam futebol.

Um DVD com o Brasil de 82 seria ainda mais bem vindo, mas não consegui encontrar nada disso na web.

Enfim, aparte isto tudo - já está marcada mais uma petiscada para a próxima quarta, às 20:00. Já que ninguém joga nada de jeito, ao menos que Portugal ganhasse isto.